Estudo Bíblico: Obediência aos líderes e autoridades


ATOS 5:29 - “Mais importa obedecer a Deus do que a homens”

COLOSSENSES 3:23 – “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,”


EFÉSIOS 6:6 – “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;”




Qual é a vontade de Deus em relação a obediência?


Na palavra lemos que a sua vontade em relação a obediência é:

COLOSSENSES 3:20 – “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [Nota Pessoal: carnais e espirituais], porque isto é agradável ao Senhor.”


(PAIS = aqueles que geram, que educam, que oferecem a vida em prol do crescimento daqueles que estão sob os seus cuidados, sejam filhos biológicos estabelecidos por laços sanguíneos ou por laços de adoção e amor.)


(TUDO = A totalidade do que existe; todas as coisas.)


HEBREUS 13:17 – “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”


(PASTORES = pastor e pastora, líderes de célula, de ministério, autoridades constituídas por Deus em nossas vidas para zelar por nossas almas, por nossas vidas.(pais espirituais) Aprendemos na palavra que precisamos Obedecer e nos sujeitar porque eles são os que velam e hão de responder por nossas almas.


(...) para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” – Não é util obedecer sem ser de coração, obedecer de forma fingida dizendo amém na frente e fazendo o contrário pelas costas (Deus vê todas as coisas), com aflição na alma e sem sinceridade. Deus nos convida a uma obediência com alegria e nos ensina que de outra forma não nos é útil obedecer.

1 PEDRO 1:12-14 – (V12) “(...) eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que o Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos deseja bem atentar.(...)


Aqueles que pregam exortam são enviados, instrumentos do Espírito Santo.


(V14) “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscencias que antes havia em vossa ignorância.”


Filhos obedientes ouvem a direção dos pais [biológicos ou espirituais] (Colossenses 3:20 citado acima) e esforçam-se em obedecer em tudo segundo a palavra de Deus e obedecer com o coração pois já aprendemos (em Hebreus 13:17 citado acima) que se não obedecermos com alegria[boa vontade e gratidão] isso é inútil. Não nos conformando com o pecado, com a inclinação da carne em praticar as obras da carne (Galatas 5:19 a 21) que nos dominavam quando ainda estávamos na ignorância.


Nós escolhemos a quem vamos servir: ROMANOS 6:16 a 19 – (V16)Não sabeis vós que a quem vos apresentardes [sugere ação, opção, escolha] por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, [a quem temos obedecido?] ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?


(V17)Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedesestes de coração à forma de doutrina que fostes entregues. (quando estávamos no mundo éramos instrumentos de satanás para proliferar o pecado)


(V18)E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.


(V19)Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. "


O Senhor apenas pede que apresentemo-nos diante Dele para servir de instrumento de proliferação do Seu Reino, da Sua palavra, da Sua Santidade, é Ele quem nos capacita, apresento a Deus a minha pequena obediência (minha pequena fé, minha pequena capacidade de orar, buscar e jejuar, minha pequena capacidade de resistir as tentações) para que Ele a multiplique como vez com os pães e os peixes.


A palavra garante a eterna salvação para aqueles que o obedecem (Hebreus 5:9) e para os que não obedecem labaredas de fogo (2 Tessalonicenses 1:8). A palavra é a verdade.

Jesus foi obediente até a morte (Filipenses 2:8), ainda que era filho aprendeu a obediência por aquilo que padeceu (Hebreus 5:8) Então devemos dar glória a Deus pelo que padecemos, pelas lutas pois são elas que irão nos ensinar a verdadeira obediência forjando em nós um caráter cada vez mais parecido com o de Cristo.


Somos eleitos em santificação do Espírito (Espírito com letra maiúscula é o Espírito Santo e não o nosso espírito...!!!!! graças a Deus!!!!!!, não temos que fazer na nossa força...) para a obediência e asperção do Sangue de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:2) \o/


E por fim a chave: Venço o meu inimigo quando levo cativo todo pensamento a obediência de Cristo, essa é a chave para destruir toda a altivez que se levanta conta o conhecimento de Deus. (2 Coríntios 10:5)


NÃO HÁ FORTALEZA DO INIMIGO NA MENTE QUE RESISTA À VERDADE DA PALAVRA DE DEUS.


DEVEMOS GUERREAR, LUTAR E DECLARAR A PALAVRA SEMPRE!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Estudo Bíblico: Obediência aos líderes e autoridades"

Postar um comentário